AJUDE SEU FILHO A TER SUCESSO NA ESCOLA - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

05/10/2013

AJUDE SEU FILHO A TER SUCESSO NA ESCOLA


Como pai ou mãe, saiba que você é o primeiro professor de sua criança. Quando a família dá importância para vida escolar dos filhos, certamente a criança terá melhores resultados e se sentirá melhor no aprendizado infantil.

Em muitos casos, o que a família faz pela educação da criança é mais importante para o sucesso dela, do que quanto mais dinheiro ou educação acadêmica os pais tem. Saiba que há muitas maneiras de ajudar as crianças a aprender melhor e ir bem na escola, vamos começar!

1. Desenvolva um relacionamento com os professores da escola da sua criança

Encontre periodicamente o professor de seu filho. Assim que o ano escolar começar, tente conhecê-lo e se apresentar. Deixe claro que você quer ser um aliado no aprendizado de seu filho. Esclareça que você quer estar ciente de qualquer problema que aconteça no desenvolvimento da sua criança.

 2. Conheça quem é quem na escola do seu filho

Há muitas pessoas envolvidas na escola e que ajudam a sua criança a aprender, socializar-se e crescer emocionalmente. Visite a atmosfera da escola, saiba as responsabilidades dos professores, coordenadores, ajudantes etc.

3. Compareça nas reuniões de pais e mestres

As escolas geralmente organizam encontros periódicos para esclarecer pontos e orientar os pais sobre as atividades e resultados escolares. Tente comparecer, faça perguntas e se envolva nas atividades escolares. É necessário sempre estabelecer uma conexão com a escola do seu filho. No caso de você realmente não dispor de tempo para comparecer à reunião, marque um horário específico para conversar com o professor em particular, ou troque emails.

4. Confira as tarefas de casa de sua criança

Deixe claro para seu filho que é importante fazer as tarefas de casa e que elas precisam ser feitas diariamente.Tente organizar um local ideal para as tarefas, longe de TV, música ou vídeo game, tudo que pode distraí-lo. Se você tiver tempo, sente ao lado do seu filho e pergunte sobre as atividades, olhe e parabenize a cada tarefa completada. Se seu filho já faz um curso de inglês ou atividades extras, tente organizar os horários para não deixá-lo sobrecarregado.

5. Demostre atitudes positivas sobre a educação de seu filho

O que dizemos diariamente pode ajudar eles a desenvolverem atitudes positivas em relação à escola e ensiná-los a construir auto-confiança como alunos. Mostrar que você se importa com o aprendizado ajuda a criança a entender que esse caminho é válido e que esse esforço vale a pena hoje e para o futuro.

6.Incentive seu filho para ser um leitor.

Ajudar a criança a gostar de ler é uma das coisas mais importantes no período escolar que ele leva para toda vida. Você pode começar perceber o que seu filho gosta de ler nas horas vagas e montar com ele uma pequena biblioteca com seus temas preferidos. Até no período em que ele estiver cursando uma faculdade ele vai agradecer.

7. Estimule o aprendizado de novas línguas

Introduza seu filho no mundos das línguas, explique com um mapa quantos países diferentes há no globo e quantas línguas são faladas no mundo, esclareça que se ele se dedicar pode aprender outras línguas. Se ele faz um curso de inglês, estimule a memória dele com novos vocabulários, por exemplo.

Tenha em mente que o tempo passa rápido e que esse período de construção de responsabilidade e do aprender é essencial, e será levado para a vida inteira. Mesmo com a correrias do dia a dia, tente dedicar um pouco do seu tempo a esse universo escolar, ajude seu filho, os professores e a si mesmo.


SOBRE A AUTORA: 

Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experIência em radiofônia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.

2 comentários

  1. Gostei muito do seu blog,parabéns.Sou professora da Educação Infantil e sempre estou pesquisando novidades para minhas turminhas.Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que gostou do blog!!! Fico feliz em saber disto! Volte sempre que quiser ou precisar de algo, tá bom? Um grande abraço! ;)

      Excluir

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!