Cantinho Educativo - Blog Oficial

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Por gentileza, não copie nada deste blog! Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzir em outros blogs o que é postado aqui, sem prévia autorização! Antes de usar textos e trabalhos divulgados aqui em seu blog, fale comigo :)! Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a lei Lei 9610. !
DMCA.com Protection Status

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

13 de junho de 2013

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DIAGNÓSTICOS DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E PERFIL DA SALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


É importante ressaltar que os relatórios e o perfil da sala, servem para o professor registrar as observações feitas por ele a respeito  dos avanços dos alunos e dificuldades encontradas no trabalho cotidiano da sala de aula. Não crie rótulos para o aluno que enfrenta dificuldades. Faça suas pontuações de maneira clara e objetiva ao relatar o problema, e, evidencie que atitudes estão sendo tomadas pela escola - equipe pedagógica e professor -, juntamente com a família para que estas dificuldades venham a ser superadas pelo aluno. 


ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DIAGNÓSTICOS DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR  E PERFIL DA SALA


  • Hábitos e atitudes;
  • Socialização, comunicação e relação com os amigos;
  • Participação durante as atividades;
  • Trabalho em grupo;
  • Colaboração nas tarefas em classe;
  • Respeito a limites e regras;
  • Capacidade de seguir rotina;
  • Hábitos de higiene pessoal;
  • Desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
  • Reconhece letras:
  • Sabe diferenciar letras de números:
  • Desenvolvimento psicomotor: equilíbrio corporal, agilidade e segurança nos movimentos; desenvolvimento da lateralidade: esquerda/direita;
  • Orientação espacial;
  • Orientação temporal:
  • Coordenação motora;
  • Identificação das cores primárias;
  • Ouvir e recontar histórias;
  • Visualização e identificação do próprio nome e dos amigos;
  • Noções básicas de matemática: identificar números, noções de quantidade e tamanho; conceitos como: baixo/alto, em cima/embaixo; identificação das formas geométricas básicas.



ASPECTOS SÓCIO-EMOCIONAIS:

Como se deu a adaptação escolar da criança.

Demonstra ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, apresenta resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades na sala de aula, se há necessidade de intervenção do professor para a mesma aceitar.

 Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo, como é a participação da criança, se há necessidade de intervenção do professor. 

 Como é o relacionamento com os colegas, qual é a atitude da criança na realização das atividades: demora na execução, rápida demais, pontual, realiza com capricho, etc.     


ASPECTOS PSICOMOTORES:

Possui progressiva autonomia no  equilíbrio corporal , na participação de jogos e atividades recreativas demonstra segurança e agilidade. Participa ativamente ou tem dificuldade de participar das brincadeiras propostas. Tem compreensão de suas possibilidades corporais: saltar, correr, pular, agachar, etc.

Consegue recortar corretamente o contorno solicitado.
      

ASPECTOS COGNITIVOS (APRENDIZAGEM):

A criança consegue expressar seus desejos, necessidades e desagrados  de maneira clara e autônoma, expressa seus desejos e necessidades através de choro, ou só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, consegue ou não  organizar informações para expor com coerência. Aprecia ouvir histórias, reconta histórias ao seu modo; participa da roda da conversa;  identifica  o seu nome  e  conhece os amigos  pelos nomes; expressa suas ideias  com clareza; mostra uma atitude positiva para as atividades e brincadeiras propostas e na divisão dos brinquedos.

A criança diferencia o tamanho dos objetos: grande e pequeno; diferencia quantidade: muito e pouco; identifica as cores primárias, semelhanças e diferenças entre objetos e figuras; compara objetos e figuras de acordo com o tamanho; identifica os números; sabe diferenciar números de letras;  identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado; interpreta o sentido dos termos:  dentro/fora; discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares; consegue acompanhar a passagem do tempo utilizando o calendário; tem noção de quantidade; tem compreensão de referências espaciais e temporais; identifica o calendário como forma de marcação do tempo; realiza cálculo mental simples.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:

* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* NÃO serão publicados comentários que possuam propaganda de blogs, links de sites e links de conteúdos copiados de outros sites, estes tipos de comentários serão considerados SPAM, e, portanto, serão excluídos;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, mesmo que siga todas as regras acima ele não será publicado.
* Leia o tutorial, antes de postar o comentário, talvez a sua dúvida já tenha sido respondida.

Se você gostou do Blog deixe um comentário!!!!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!!!