Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROJETO MEU AMIGO BICHO

DURAÇÃO: MÊS DE NOVEMBRO

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

JUSTIFICATIVA:
 Os animais têm uma importante presença no mundo cotidiano das crianças (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

OBJETIVOS:
Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral;
Reconhecer que os animais são seres vivos;
Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Identificar diferenças e semelhanças entre os animais;
Definir de diversos animais suas principais características.
SABER IDENTIFICAR:
Animais domésticos e selvagens;
Animais úteis e nocivos ao homem;
Reconhecer as diversas espécies de animais;
Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;
Distinguir diferentes formas e tamanhos de animais;
Desenvolver a criatividade, desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
DESENVOLVIMENTO:
Desenhos para colorir utilizando diversos recursos;
Recorte e colagem;
Modelagem de animais; 
Músicas e poesia; 
Dobradura;
Exibir vídeos sobre animais;
Montagem de murais; 
Brincadeiras dirigidas;
Mensagens;
Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais.
ESTRATÉGIAS:
Estimular a oralidade;
Ampliação do vocabulário;
Descrever os animais e o ambiente em que estão de forma simples;
Iniciar a construção do conceito lógico - matemático: baixo/alto, maior/ menor, igual/ diferente;
Discriminar diferentes cores;
Identificar diferentes texturas;
Perceber diferenças e semelhanças entre os animais e as pessoas;
Movimentar-se de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.;Desenvolver percepções (tato, sabores, odores);
Imitar e identificar os sons dos animais;
Desenhar pintar e modelar livremente;
Fazer pintura coletiva individual com as mãos, pincéis...

PRODUTO FINAL:
Passeio ao zoológico.

AVALIAÇÃO:
Será feita de forma contínua, mediante relatórios individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos em cada atividade. Neles, serão registrados o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos; e com a montagem de exposições dos trabalhos.

2 comentários:

  1. Parabéns, seu trabalho é muito rico, e muito me ajudou! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!Que bom que gostou! Fico feliz em saber!

      Excluir

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
☆ Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
☆Todos os comentários são moderados.
☆Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!